As Bolas

 

Nomes e marcas

As bolas têm muitos nomes, marcas, cores e feitios. A designação mais comum em Portugal é “EcoBola” ou “Bola de Lavar”. Seguem alguns exemplos.



 

O que têm as bolas dentro?

As primeiras tinham um líquido azul que, na sequência dos processos e condenações em tribunais nos EUA no final dos anos 90, se veio a concluir que era essencialmente água com corante azul (ver ponto 6.).

As maioria das bolas actuais afirmam conter cerâmicas naturais, como estas:

A OkoBall afirma que para além de quatro cerâmicas naturais contém ainda “imãs permanentes”. O que farão os imãs dentro das bolas?

A Miracle Wash diz que tem os mesmos minerais que os detergentes mas não os ingredientes tóxicos que estes contêm, nomeadamente o Sodium Lauryl Sulphate.
Nota: esta substância está presente, por exemplo, na maior parte dos champôs e já não é a primeira vez que é referida como sendo tóxica com o objectivo de promover a venda de um produto específico que não a contenha. Já há alguns anos surgiu em Portugal num email do tipo chain letter que alertava para a sua toxicidade e propunha como solução a utilização de uma marca específica de champô.

Há ainda algumas bolas que assumidamente contêm sabão ou detergentes em vez de cerâmicas, como a Miracle II Laundry & Therapeutic Ball

Em algumas bolas com cerâmicas foram detectadas em testes pequenas quantidades dos mesmos detergentes que anunciam não conter. No seguinte exemplo, num teste de um fabricante aparecem os detergentes na composição das “cerâmicas”:  Ecoballs tests (ver “Table 2”, “Ecoballs ingredients”).